logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Saiba como Fazer uma Tabela TUSS completa!

computador-com-tabela-tuss

Saiba como Fazer uma Tabela TUSS completa!

A Tabela TUSS é uma parte essencial e muito importante para o bom funcionamento do hospital. Trata-se de uma lista, organizada pelos planos de saúde, para formular uma nomenclatura unificada entre os prestadores de serviço e os profissionais de saúde como um todo.

 

Com uma tabela TUSS completa, não há risco de de haver confusões com relação a medicamentos, provisões e outros itens de relevância, seja por questões de regionalismos, ou mesmo para apresentação de notas fiscais.

 

Vejamos como você pode fazer uma tabela TUSS, e como é bem simples organizar todos os pormenores dentro dela.

 

Como funciona uma Tabela TUSS?

 

TUSS é uma sigla para Terminologia Unificada de Saúde Suplementar. Ela foi criada em 2010 pela Agência Nacional de Saúde, como uma forma de unificar todos os termos e denominações determinadas pelos planos de saúde e hospitais, como uma forma de acabar com as constantes confusões de termos relacionados a saúde.

 

A tabela organiza todas as nomenclaturas de procedimentos médicos, bem como o de materiais e outras denominações de importância na área. É crucial que a organização dessa tabela seja levada em conta, organizada em sua instituição de saúde, e aplicada com exatidão.

 

Para se ter uma ideia, quem não segue a nomenclatura correta, é passível de punições, multas, ou mesmo mal-entendidos desnecessários entre os prestadores de serviços. As tabelas são feitas como qualquer outra, em uma planilha excel, ou pode ser feita no software de gestão hospitalar.

 

Apenas médicos, redes credenciadas, bem como seus beneficiários. Cada procedimento médico da ANS presente na tabela conta com uma codificação, e o tipo de cobertura, que pode variar para cada plano de saúde. Por isso, sempre é importante que o gestor demarque uma seção, dentro da própria planilha, com quais procedimentos cada plano cobre.

 

Os itens importantes para ter uma Tabela TUSS completa

 

Uma tabela TUSS completa precisa compreender:

 

  • Procedimentos Médicos
  • Código Presenta na ANS
  • Cobertura do Plano de Saúde

 

O nome de cada procedimento, bem como o seu código, é definido pela Associação Médica Brasileira, conforme determinado desde 2009. Enquanto a AMB trata, fiscaliza e sugere novas terminologias, à medida que novos procedimentos médicos surgem, a ANS disponibiliza esses códigos e terminologias em seu site oficial.

 

Logo, para os gestores, é necessário buscar todo o necessário para montar a Tabela TUSS completa em seu site oficial. Você não precisa seguir a mesma ordem da tabela, mas todos os detalhes precisam estar da mesma forma.

 

Cabe destacar um detalhe importante aqui: a Tabela TUSS não se trata de uma tabela de precificação dos procedimentos de um hospital ou clínica. Para tanto, é preciso que os gestores incluam, em uma tabela à parte, os valores de acordo com os órgãos de precificação.

 

As tabelas de preços são determinadas pelo CBHPM, AMB, a Brasindice, e a Simpro. Enquanto as duas primeiras são oferecidas no mesmo local da Tabela TUSS, a Brasindice e a Simpro operam em seus próprios meios.

 

O Brasindice é relacionado a equipamentos terapêuticos, materiais hospitalares, medicamentos, e soluções parentais. Ela deve estar presente na tabela TUSS das instituições de saúde para que sejam relacionados aos prestadores de serviços, e cada um dos produtos e serviços possuem uma codificação similar a Tabela TUSS.

 

Já o Simpro está relacionado a organização dessas tabelas e códigos, e traz diversos exemplos de padronizações nas quais os gestores podem utilizar para organizar suas próprias tabelas na planilha. Ainda existe, na CBHPM, uma outra tabela relacionada a processos nas áreas diagnósticas e terapêuticas.

 

A função desta última tabela é unificar os vários processos em um só, antes reguladas por uma extensa e complicada tabela conhecida como AMB 92. Com uma codificação mais simples e direta, ela complementa todo o processo, deixando sua Tabela TUSS completa.

 

Organizando os itens

 

É muito simples organizar a Tabela TUSS, embora seja um processo relativamente demorado. Adicione as seguintes colunas.

 

  • Código do procedimento
  • Procedimento Médico
  • Quem realiza (nome do médico, ou e se é realizado no hospital, ou em um consultório separado)

 

Em uma tabela separada, adicione as seguintes informações:

 

  • Código do Procedimento
  • Valores dos procedimentos
  • Fornecedores (caso tenham)
  • Cobertura dos Planos de Saúde (separe a cobertura para cada plano associado ao local)

 

A organização, desta forma básica, ajuda os gestores a terem uma melhor padronização, dentro das normais do TISS, buscas mais assertivas de valores para serem entregues aos planos de saúde, pacientes e fornecedores, e otimização na hora de definir documentos importantes, como as notas fiscais.

 

Estabeleça um padrão em sua instituição de saúde!

 

Na prática, toda instituição de saúde pode montar o seu padrão particular na Tabela TUSS, desde que ela esteja completa e de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão. É essencial que esses padrões sejam bem articulados, não apenas para os gestores, como qualquer outro profissional que precise dessas informações.

 

Na teoria, contudo, mesmo essa padronização não está livre de problemas. A Tabela TUSS, ao longo dos anos, apresentou diversos mal-entendidos quanto a real definição desses códigos. já que um mesmo número se relacionava a mais de um procedimento, ou mesmo procedimentos já aplicados há algum tempo, aprovados pela Anvisa, e que não possuem uma codificação.

 

Com esse cenário, que torna-se cada vez mais complexo à medida que novos procedimentos são cobertos pelo hospital, é essencial que você organize a Tabela TUSS completa em um software de gestão hospitalar. A MCJ oferece modelos prontos e personalizados para clínica, consultório e hospital, para que não tenha problemas nessas horas. Não deixe de tomar cuidado com essas tarefas, e até a próxima!

Comentários

user-gravatar
Redação MCJ
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website